sábado, 24 de outubro de 2015

Qual é o pior anestésico do mercado?


Sei que falar mal de um produto não é algo “academicamente" elegante e tenho certeza que muitos irão me criticar. Porém, eu não escrevo neste blog para ficar popular mas sim para te ensinar o que eu aprendi estudando, ensinando anestesiologia e principalmente: passar para você o que eu aprendi durante anos la na trincheira (consultório).

É muito comum me perguntarem:

- Qual o melhor anestésico? 
- Não existe uma resposta certa pois a escolha do anestésico ideal depende de vários fatores, sendo assim não tenho uma resposta na ponta da língua. Porém, como consolo, eu digo:
- Qual é o melhor anestésico eu não posso dizer, mas o pior anestésico local disponível no Brasil é o Lidostesim 3% (lidocaína 3% com norepinefrina 1:50.000)

Mas qual é o motivo? na verdade são 3 motivos. Irei citá-los por ordem de importância:

1)    NOREPINEFRINA (vasoconstritor)

Também chamada de Noradrenalina. É sem sombra de dúvida o pior vasoconstritor. Pode provocar aumento súbito da pressão arterial e a pode gerar até mesmo necrose tecidual. Segundo Malamed é associada a um índice de efeitos colaterais 9x maior do que a adrenalina. Nos EUA é proibido em soluções anestésicas odontológica.

2)    LIDOCAÍNA 3%

A eficácia da concentração de lidocaína 2% está mais do que comprovada. Não há necessidade nenhuma de se usar 3%, ainda mais associando-se a um vasoconstritor. A essa concentração, aumenta-se o risco de sobredosagem, principalmente ao se utilizar em pacientes de baixo peso.

3)    TUBETE DE PLÁSTICO

O tubete de plástico apresenta várias desvantagens em relação ao tubete de vidro. Eu discuto sobre esse assunto em outro post.

Resumindo: uma concentração anestésica desnecessariamente alta (3%) associado a um vasoconstritor que não deveria estar disponível em soluções odontológicas e tudo isso no interior de um tubete de plástico. (Fonte: Cirugia e anestésio - F. Giovanella)




0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.