quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Perguntas e respostas da cárie de mamadeira


Poucos pais sabem, mas seus filhos estão sujeitos a ter cárie desde o aparecimento de seu primeiro dente de leite, próximo aos seis meses de idade. A cárie de mamadeira, também conhecida como cárie de amamentação, é um tipo de cárie que acome a criança nos primeiros anos de vida em decorrência da amamentação e, se não for cuidada, pode ser muito prejudicial à saúde do bebê. Leia mais sobre esse assunto no post de hoje:
Causas mais comuns da cárie de mamadeira
A cárie dental, em geral, surge em decorrência do contato da bactéria, presente no dente, com os resíduos da nossa alimentação. A bactéria, ao ingerir esse substrato, gera compostos ácidos que provocam a desmineralização dos dentes, danificando-os.


A causa mais comum da cárie de mamadeira é decorrente ao contato da bactéria, presente no dente da criança, com os líquidos açucarados da amamentação, como leite e sucos, por exemplo. É muito comum que, durante ou após a mamada, a criança adormeça e, consequentemente, ela aprisione uma quantidade de líquido na boca que se torna um grande meio de cultura para o desenvolvimento de bactérias.
Outra causa comum está relacionada às crianças que fazem uso de medicamento à base de sacarose, sendo que muitos pais não possuem o hábito de higienizar a boca do filho após a aplicação do medicamento, fazendo com que o ambiente se torne um local propício ao desenvolvimento bacteriano.


Como identificar a cárie de mamadeira?
A principal característica que evidencia a presença de cárie na criança é o surgimento de uma faixa branca na região próxima à gengiva, que é resultante de uma descalcificação dentária.
Caso observe alguma mancha semelhante no dente de leite do seu filho, vá imediatamente a um dentista, pois, se tratada precocemente, a cárie pode ser eliminada. Caso não seja tratada, a cárie de mamadeira pode evoluir para uma mancha mais escura que pode danificar a coroa do dente e fraturá-la.


Como prevenir o seu surgimento?
A maneira mais efetiva de prevenção de cáries de amamentação é mudar os hábitos de alimentação do seu filho. Assim, é necessário evitar que a criança durma durante ou após, a amamentação. Dessa forma, não ofereça leite à criança antes de ela dormir ou quando já estiver na cama, pois isso aumenta a chance de ela adormecer enquanto é amamentada.
É importante que os pais criem o hábito de escovar os dentes de seus bebês após cada amamentação ou quando darem a elas medicamentos à base de sacarose. Além disso, os pais devem evitar que a sua boca entrem em contato, direto ou indireto, com o de seus filhos, para prevenir a transmissão de bactérias causadoras de cárie dental.


O que acontece se a cárie não for tratada?
São vários os danos decorrentes da falta de tratamento da cárie de mamadeira. A criança pode apresentar dor, inflamação e deficiência na mastigação. Além disso, caso a criança perca o dente de forma precoce, isso pode prejudicar o desenvolvimento de seus arcos dentários, afetando o encaixe de seus dentes e a função mastigatória. ( Fonte: Dr.Mauricio Ferrufino Sequeiros )




0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.