quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O que é a rânula ou mucocele sublingual?



Rânula é um termo usado para os mucoceles que ocorrem no soalho da boca. Embora a fonte do extravasamento de mucina seja usualmente a glândula submandibular, as rânulas podem originar-se do ducto submandibular ou, possivelmente, das glândulas salivares menores do soalho da boca.

Características clínicas



A rânula apresenta-se como uma tumefação azulada, flutuante, com a forma de cúpula no soalho da boca. As lesões mais profundas podem ter coloração normal. As rânulas tendem a ser maiores do que os mucoceles, podem atingir muitos centímetros de diâmetro, ocupar todo o soalho da boca e elevar a língua. Geralmente ela se localiza lateralmente à linha média.

Assim como as mucoceles, as rânulas podem romper-se e liberar o conteúdo mucoso.

Características histopatológicas



1.Glândula salivar
2. Vasos sanguineos
3. Presença de macrófagos no interior da luz/bolha
4. Material mucóide
A mucina extravasada é circundada por tecido de granulação reacional que caracteristicamente contém histiócitos espumosos (macrófagos).

Tratamento e prognóstico

O tratamento da rânula consiste na remoção e/ou marsupialização da glândula sublingual. A marsupialização requer a remoção do teto da lesão intra-oral, permitindo assim o ducto da glândula sublingual restabeleça a comunicação com a cavidade oral. No entanto, este procedimento, é freqüentemente mal sucedido. O mais efetivo é a remoção da glândula envolvida, assim será prevenido a recidiva da rânula. ( Fonte: Dr. Mauricio Ferrufino Sequeiros )




0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.