terça-feira, 18 de agosto de 2015

Moldagem com silicona de condensação pesada e leve


As siliconas de condensação são muito utilizadas pela facilidade de manipulação e técnica de moldagem. A reação química que causa a formação do elastômero se dá entre o polímero de silicona e um silicato alquílico formando uma rede tridimensional. Essa reação gera um subproduto que é o álcool etílico. A evaporação desse álcool é a grande causadora da contração que ocorre nesses silicones após a presa. É muito improvável que esse material cause qualquer tipo de reação alérgica pois é um dos mais biologicamente inertes.
As siliconas de condensação se apresentam na forma de pasta base e catalizadora. Normalmente são encontradas na forma “Pesada” para a moldagem preliminar e “Leve” para a moldagem complementar.
Manipulação
A manipulação desse material na sua forma “pesada” deve ser feita comprimindo as duas pastas entre os dedos. As luvas de látex contém enxofre inibindo a polimerização, por isso nada de luva para quem estiver manipulando o material.

A pasta “leve” deve ser manipulada em uma placa de vidro ou papel especial. Normalmente o fabricante faz cada pasta com uma cor diferente para que quando a mistura esteja homogênea o profissional identifique mais facilmente pela cor uniforme.
O tempo de trabalho (média em minutos) em 23°C é de 3,3 minutos. A 37°C é de 2,5 minutos. O tempo de presa é de respectivamente 11 minutos e 9 minutos.
Passo a passo de moldagem dupla com silicone 

0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.