quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O que é a língua geográfica?


A língua geográfica, também chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório, é uma alteração da língua que consiste na presença de manchas avermelhadas e lisas na língua, com forma, tamanho e localização diferentes, parecendo um mapa geográfico. Ela é mais frequente em crianças e tende a desaparecer até aos 7 ou 8 anos, podendo voltar a surgir em adulto.
Já a língua fissurada,  é caracterizada por rachaduras, sulcos ou fissuras na parte superior ou lateral da língua, que variam em profundidade, sendo, por isso, diferente da língua geográfica que as vezes algumas as pessoas se confundem. No entanto, ela também não é considerada um problema de saúde e o sabor dos alimentos não fica alterado.

Sintomas da lingua geográfica

A língua geográfica normalmente não apresenta sintomas, no entanto, o indivíduo pode sentir um ligeiro desconforto e sensação de queimação ou, em alguns casos, dor ao ingerir alimentos quentes, salgados, picantes ou ácidos.
Causa da lingua geográfica
A causa da língua geográfica é desconhecida e não há nenhuma forma de prevenir esta situação. No entanto, existem alguns fatores que podem aumentar o risco de língua geográfica, como histórico de língua geográfica na família.
Além disso, a língua geográfica também pode aparecer ou voltar a surgir na gravidez devido às alterações hormonais deste período.
Tratamento para Língua Geográfica
O tratamento para língua geográfica, quando causa dor e desconforto, principalmente após o consumo de alimentos quentes, ácidos, salgados ou picantes, pode ser feito com o uso de analgésicos, pomadas anti-inflamatórias ou enxaguantes bucais orientados pelo clínico geral ou dentista.
Para complementar o tratamento, as pessoas com língua geográfica devem, além de evitar ingerir alimentos picantes, salgados, ácidos ou quentes, evitar fumar e evitar escovar os dentes com pasta de dente com aromas intensos ou agentes branqueadores. Porém, o tratamento para língua geográfica, na maioria dos casos, não é necessário, porque a pessoa não sente sintomas.
A língua geográfica não tem cura, pois ela não é uma doença, mas sim uma característica da língua, que tem um aspecto diferente, como acontece com a cor dos olhos, por exemplo. Além disso, a língua geográfica não é contagiosa, não causa nenhum problema de saúde, nem está associada a infeção da língua ou câncer. (Fonte: Dr. A.Frazão - Dr. Mauricio Ferrufino Sequeiros )



0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.