sábado, 29 de agosto de 2015

Cimento hidóxido de cálcio




A principal caracterísitica do cimento hidróxido de cálcio consiste em estimular a deposição de dentina,  participando processo reparador e da proteção do complexo dentina-polpa auxiliado na formação de dentina reparadora. Esse cimento possui baixos valores de propriedades mecánicas como elasticidade, resistencia a compressão e tração , o que restringe seu uso basicamente a forramento cavitários em áreas que não suportem força oclusais excessivas.

Forma de apresentação

O hidróxido de cálcio, por sua ação, terapéutica, pode se apresentar na forma de pó, solução, suspensão, pasta única (pó agregado a um veículo) ou em um sistema pasta/pasta (cimento de hidróxido de cálcio). Este último,o mais utilizado atualmente, é encontrado em pastas base e catalisadora que, quando misturadas tomam presa rapidamente.

Composição química - pasta/pasta

Pasta base

  • Tungstato de cálcio
  • Fosfato de cálcio tribásico
  • Óxido de zinco em zalicilato de glicol
Pasta catalisadora

  • Hidróxido de cálcio 
  • Óxido de zinco
  • Estearato de zinco em sulfonamida de etileno tolueno
Manipulação

O cimento de hidróxido de cálcio é fornecido comercialmente em um sistema de duas pastas de cores diferentes, a pasta-base e a pasta catalisadora. Ambas devem ser dispensadas em quantidades iguais sobre uma placa de vidro ou bloco de papel impermeável descartável. 

Para a manipulação/mistura, utiliza-se uma espátula metálica número 72 ou similar. Como o material tem presa rápida,  a mistura deve ser rápida e eficiente para alcançar uma cor uniforme e uma viscocidade adequada para a aplicação.

Características e propriedades

Atividade antimicrobiana: O hidróxido de cálcio possui pH alcalino (pH 12),  e sua atividade antimicrobiana está relacionada a dissociação  iônica em íons hidroxila e íons cálcio. A liberação de íons hidroxila altera as propriedades da membrana citoplasmática bacteriana, incluindo alteração do pH,  prejudicando funções vitais como metabolismo, crescimento e divisáo celular.

Efeito mineralizador: A dissociação de hidróxido de cálcio em íons cálcio ativa enzimas teciduas como a fosfatase alcalina, estimulando a produção de dentina secundária. Além disso, o pH básico do hidróxido de cálcio é levemente irritante para o tecido pulpar vivo, gerando uma necrose superficial das células pulpares em contato com o cimento o próximas a ele. Essa necrose celular faz as células mesenquimais indiferenciadas se diferenciarem em odontoblastoides,  os quais produzirão dentina reparadora e ponte de dentina.

Tempo de presa: Varia entre 2,5 e 5,5 minutos. Os ingredientes responsáveis pela presa são o hidróxido de cálcio e o salicilato.

Radiopacidade: Os materias que promovem a proteção pulpar devem apresentar preferencialmente uma densidade ópticas com radiopacidade maior do que a das estructuras dentárias, permitindo ao profissional visualizar a presença do material forrador durante o exame radiográfico.Para alcançar essa propriedade, são adicionadas à composição do cimento partículas de tungstato de cálcio  ou sulfato de bário.

Isolamento térmico

Possui baixa conductibilidade térmica; porém, como é utilizado em finas camadas para o forramento, essa propriedade não é evidenciada.

Indicações do cimento de hidróxido de cálcio

É indicado para as seguintes aplicações:

  • Capeamento pulpar direto e indireto
  • Pulpotomia
  • Forramento cavitário de cavidade profundas
  • Cimento provisória
* Outros materiais à base de hidróxido de cálcio são utilizados na desinfecção de cavidades (soluções), em curativos temporários (pastas) e como parte da composição de cimentos obturadores e de fixação de próteses provisórias. (Fonte: Dr. Mauricio Ferrufino Sequeiros)

Vídeo que mostra a manipulação Hidroxido de Cálcio




Vídeo explicando o que é o Cimento de hidróxido de cálcio (Fonte: UCB- Dr. Menegazzi)











0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.