A principal caracterísitica do cimento hidróxido de cálcio consiste em estimular a deposição de dentina, participando processo reparador e da proteção do complexo dentina-polpa auxiliado na formação de dentina reparadora. Esse cimento possui baixos valores de propriedades mecánicas como elasticidade, resistencia a compressão e tração , o que restringe seu uso basicamente a forramento cavitários em áreas que não suportem força oclusais excessivas.
Forma de apresentação
O hidróxido de cálcio, por sua ação, terapéutica, pode se apresentar na forma de pó, solução, suspensão, pasta única (pó agregado a um veículo) ou em um sistema pasta/pasta (cimento de hidróxido de cálcio). Este último,o mais utilizado atualmente, é encontrado em pastas base e catalisadora que, quando misturadas tomam presa rapidamente.
Composição química - pasta/pasta
Pasta base
- Tungstato de cálcio
- Fosfato de cálcio tribásico
- Óxido de zinco em zalicilato de glicol
- Hidróxido de cálcio
- Óxido de zinco
- Estearato de zinco em sulfonamida de etileno tolueno
Manipulação
O cimento de hidróxido de cálcio é fornecido comercialmente em um sistema de duas pastas de cores diferentes, a pasta-base e a pasta catalisadora. Ambas devem ser dispensadas em quantidades iguais sobre uma placa de vidro ou bloco de papel impermeável descartável.
Para a manipulação/mistura, utiliza-se uma espátula metálica número 72 ou similar. Como o material tem presa rápida, a mistura deve ser rápida e eficiente para alcançar uma cor uniforme e uma viscocidade adequada para a aplicação.
Características e propriedades
Atividade antimicrobiana: O hidróxido de cálcio possui pH alcalino (pH 12), e sua atividade antimicrobiana está relacionada a dissociação iônica em íons hidroxila e íons cálcio. A liberação de íons hidroxila altera as propriedades da membrana citoplasmática bacteriana, incluindo alteração do pH, prejudicando funções vitais como metabolismo, crescimento e divisáo celular.
Efeito mineralizador: A dissociação de hidróxido de cálcio em íons cálcio ativa enzimas teciduas como a fosfatase alcalina, estimulando a produção de dentina secundária. Além disso, o pH básico do hidróxido de cálcio é levemente irritante para o tecido pulpar vivo, gerando uma necrose superficial das células pulpares em contato com o cimento o próximas a ele. Essa necrose celular faz as células mesenquimais indiferenciadas se diferenciarem em odontoblastoides, os quais produzirão dentina reparadora e ponte de dentina.
Tempo de presa: Varia entre 2,5 e 5,5 minutos. Os ingredientes responsáveis pela presa são o hidróxido de cálcio e o salicilato.
Radiopacidade: Os materias que promovem a proteção pulpar devem apresentar preferencialmente uma densidade ópticas com radiopacidade maior do que a das estructuras dentárias, permitindo ao profissional visualizar a presença do material forrador durante o exame radiográfico.Para alcançar essa propriedade, são adicionadas à composição do cimento partículas de tungstato de cálcio ou sulfato de bário.
Isolamento térmico
Possui baixa conductibilidade térmica; porém, como é utilizado em finas camadas para o forramento, essa propriedade não é evidenciada.
Indicações do cimento de hidróxido de cálcio
É indicado para as seguintes aplicações:
- Capeamento pulpar direto e indireto
- Pulpotomia
- Forramento cavitário de cavidade profundas
- Cimento provisória
* Outros materiais à base de hidróxido de cálcio são utilizados na desinfecção de cavidades (soluções), em curativos temporários (pastas) e como parte da composição de cimentos obturadores e de fixação de próteses provisórias. (Fonte: Dr. Mauricio Ferrufino Sequeiros)
Vídeo que mostra a manipulação Hidroxido de Cálcio
Vídeo explicando o que é o Cimento de hidróxido de cálcio (Fonte: UCB- Dr. Menegazzi)
0 comentarios:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.