sexta-feira, 4 de setembro de 2015

História da escova de dentes - Sabia que foi inventada na prisão?



Ainda que uma prisão não pareça o lugar mais apropriado para ser utilizada como exemplo de limpeza e higiene, o caso é que uma das referências da higiene, neste caso dental, foi inventada em uma prisão de Newgate (Inglaterra). Em 1780, depois de provocar arruaça nas ruas, William Addis foi detido e sentenciado a prisão onde tinha pouca coisa para fazer, a não ser comer e dormir, Addis teve bastante tempo para pensar sobre alguns novos meios de ganhar a vida, até que certa manhã, após lavar o rosto, ele começou a limpar os dentes e teve uma ideia.



Naquela época a forma tradicional de limpar os dentes era aquela inventada por Aristóteles, ou seja, 
esfregá-los com uma trapo de linho com sal, cinza ou outra substância, o caso é que os trapos de prisão não prezavam pela limpeza e decidiu buscar um substitutivo mais higiênico.

Certo dia guardou um osso do jantar e com um pequeno suborno para um dos guardas conseguiu algumas cerdas que foram transformadas em pequenos tufos e depois coladas nos buracos que tinha feito no osso. Nascia ali a primeira escova de dentes tal e qual conhecemos hoje.

Tão logo saiu de prisão fundou a companhia ADDIS, que existe ainda hoje, e começou a comercializar as escovas de dentes. Seu sucesso foi instantâneo, ficou milionário.


A criação da escova de dente foi considerada uma das maiores invenções da humanidade, em pesquisa feita junto aos americanos, devido aos incontáveis benefícios que a correta higiene bucal tem propiciado para todos desde então.

Desde as primeiras varas de mascar primitivas até hoje, o produto passou por diversas inovações tecnológicas a partir da introdução de materiais sintéticos. Através de estudos e pesquisas, mudanças foram realizadas visando a melhor limpeza e escovação dos dentes. O cabo se tornou mais ergonômico, as cerdas se tornaram mais flexíveis, macias e eficazes. Outros atributos foram incorporados ao produto, como o limpador de língua na parte de traz da cabeça da escova.  

Embora ainda haja um grande contingente de pessoas que não tem acesso à escovação, devido ao baixo nível de renda, podemos considerar o mercado de escovas de dente maduro, com a presença de uma infinidade de marcas, modelos, versões, cores, tamanhos e preços.

O mercado de escovação de dente continua dividido em tradicional e elétrico. Mas, apesar de toda evolução tecnológica, ainda é muito maior o consumo de escovas de dente tradicionais, exatamente por serem descartáveis. Quando ampliamos a visão para o mercado de higiene bucal, podemos verificar que existe uma infinidade de produtos que complementam a escovação: fios e fitas dentais, limpadores de línguas, assim como diversos outros aparelhos que ajudam a manter a boca e a arcada dentária saudável.


Evolução da higienização bucal




3500 A.C. – palito de ouro e pedaços de ramos de graveto.

3000 A.C. – No antigo Egito, Hesi-Ré  indicava a “datuna” (haste de madeira macia que as pessoas. mastigavam).






350 A.C. – Aristóteles usava uma toalha áspera de linho fino.

100 D.C. – Plínio, o jovem, estabeleceu conceitos para o material ideal da escova (escova de cerdas de porco espinho).


1400 – Ocontinente europeu passou a usar o simulacro de escova dental.

1488 – No Reino Unido, o rei escocês James IV, adquiriu duas escovas de ouro para usar no pescoço.

- No mesmo ano, na China eram utilizados como matéria-prima o pelo de porco e cerdas feitas com crina ou cauda de cavalos, fixados em osso bovino ou marfim.

1602 – Ao falar das 15 diretrizes básicas de saúde, Vaughan citava a escovação dentária, o Gull’s Horn Book, recomendava que “os dentes devem ser limpos com um instrumento de prata e as gengivas com uma echarpe".

1728 – Fauchard indicava esponjas umedecidas ou preparados especiais de raízes de ervas.




1780 – Na Inglaterra, Addis produziu a escova dental antecessora das escovas modernas, com cabo de osso, pelos naturais introduzidos em buracos feitos em uma das extremidades presos com arame.












1815 – O cirurgião-dentista Levi Spear Parmly passou a recomendar o uso do fio dental feito de seda.









1840 – Houve inovações tecnológicas, as escovas passaram, a ser fabricadas na Inglaterra, França e Alemanha.




1879 – Os médicos Joseph Lawrence e Jordan Lambert criaram o Listerine, utilizado como antisséptico cirúrgico, também utilizado como anticaspa e pós-barba.






1880 – Neste ano foi utilizado o plástico para confecção de escovas.



1885 – Tornberg patenteou a primeira escova mecânica o enxaguante bucal Listerine passou a ser utilizado como antisséptico bucal.

1938- 1940 – Finalmente as cerdas de pelos naturais foram trocadas por nylon. Weco Products Company passou a produzir a Doctor West s Mircle-Tuft, vendida por 50 centavos de dólar, algo equivalente a 8 dólares a preço de hoje.





- 1945 - Oral B* foi fundada pelo dentista Dr. Robert Huston, que criou e patenteou a primeira escova de dente com cerdas suaves e arredondadas de Nylon. Dr. Huston também criou a marca Oral-B 60, que continha um total de 60 tufos de cerdas.





1994 – Listerine em embalagem PET.




2004 – O Listerine passou a ser produzido no Brasil.

Atualmente – Após a revolução industrial podemos encontrar uma maior diversidade de produtos para a higiene bucal.



Fonte: Dr. Mauricio Ferrufino Sequeiros





0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.