quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Prótese dentaria fixa em implantes dentários

Prótese dentária tipo procolo

A prótese protocolo é uma ponte dentária fixa de cerâmica (porcelana). A ponte fica aparafusada aos implantes dentários e tem uma estrutura interna de titânio ou zircônia. O número de dentes varia em função da quantidade de implantes.
Normalmente não está presente qualquer tipo de acrílico na sua confeção. A existir uma porção de gengiva artificial será igualmente de cerâmica.

Entre as próteses implantosuportadas esta é a mais cara de todas. Tem uma estética superior e resiste ao desgaste. Tem o inconveniente de lascar ou quebrar a cerâmica sendo normalmente impossível refazer no mesmo material.

Prótese dentária híbrida total

A prótese híbrida combina a clássica dentadura de acrílico com os implantes dentários. Para aumentar a robustez é provida de uma estrutura interior em metal. Os dentes postiços e a gengiva artificial são de resina acrílica.
Este tipo de prótese tem um preço inferior ao caso anterior mas à sua semelhança mantém-se fixa, não podendo o seu portador tirar e pôr, operação apenas reservada ao dentista.
Sendo os dentes de acrílico, vão-se gastando e isso obriga a refazer a prótese de tempos a tempos para repôr a estética original. Por outro lado é de mais fácil reparação do que a prótese protocolo (ver tópico anterior).
Porque é uma prótese fixa com parafusos a higiene fica um pouco dificultada. Por essa razão a parte anatômica gengival não reproduz fielmente o natural, para não cobrir muito a mucosa. Impediria, se assim fosse, a limpeza por debaixo. Essa caraterística aplica-se do mesmo modo à prótese protocolo. Torna-se necessário o recurso a utensílios proprios para uma correta higienização bucal (ver tópico na página de início).



Overdenture, prótese dentária de encaixe

A overdenture ou sobredentadura é também uma prótese total em acrílico. Ao contrário dos restantes exemplos pode ser retirada e colocada de novo pelo seu portador. Isso deve-se ao fato de utilizar mecanismos de encaixe entre ela e os implantes.

Aqui sim, a dentadura pode reconstruir livremente todo o osso e gengiva perdidos ao longo dos anos. Desse modo fornece um suporte mais adequado aos músculos da face melhorando as feições.

Por este motivo pode ser a prótese indicada a quem viveu muitos anos com uma dentadura normal, perdendo nesse período muita altura nas arcadas dentárias.
O lado menos positivo é o fato de os encaixes terem que ser substituídos de dois em dois anos porque ficam folgados.



0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.