terça-feira, 5 de julho de 2016

Bichectomia: Perguntas e respostas




O que é Bichectomia?

A cirurgia plástica para retirar o excesso da Bola de Bichat* é chamada de Bichectomia e pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A retirada pode ser total ou mesmo parcial das bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula.



A bichectomia é uma cirurgia relativamente simples, a incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos. Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico. O maior efeito da bichectomia é tirar o efeito Fofão, o rosto fica bem mais definido e as maçãs mais evidentes, fazendo com que a pessoa tenha um perfil fino e magro.

Várias celebridades já aderiram à moda das bochechas esguias através da cirurgia, dentre elas Megan Fox, Victoria Beckham, Kim Kardashian, Michelle Pfiffer, Angelina Jolie e Madonna.







A finalidade da bichectomia é puramente estética: reduzir o volume da parte de baixo do rosto e afinar o queixo.

Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal (Buccal Fat Pad, em inglês) é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha. Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado. A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.



Para quem é indicada a Bichectomia?

Antes de qualquer  tomada de decisão, tenha uma conversa sincera com o especialista escolhido para saber se esse novo formato combina com o seu perfil. Através da bichectomia é possível afinar o rosto em até 70% de espessura. Isso significa uma mudança radical no formato e até mesmo na maneira como você se identifica.

Só um especialista poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter. Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento disso é a lipoaspiração dessa região. Se houver uma flacidez de pele, o lifting facial deve ser considerado em conjunto com a Bichectomia.

Faça perguntas, questione. Não saia do consultório ou clinica sem estar completamente satisfeito com o retorno de suas principais dúvidas.



 Contraindicações para Bichectomia?

Pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.

Qual o tempo de recuperação da Bichectomia?

O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente do siso e a dieta é praticamente a mesma, de preferencia alimentos frios. O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias. Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol.

É preciso estar ciente que a área onde é feita a bichectomia é sensível, e isso pode significar algumas dores, além de o local ficar inchado e um pouco roxo.



Quais os riscos da Bichectomia?

Por ser uma cirurgia, é importante que o paciente faça os exames pré-cirúrgicos, que incluem hemograma completo, coagulograma e glicemia, para ver está em condições de saúde para realizar a cirurgia. Além disso, é importante que o paciente passe pela avaliação de um cardiologista.

Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia: sangramento, infecção, etc. E outras mais específicas, como, lesão de nervo, assimetria, ressecção em excesso.

O cirurgião que fará a intervenção deve ser o mais conceituado possível. Isso porque, ao fazer a bichectomia, o especialista faz intervenções em uma das áreas mais delicadas do rosto. São vários nervos e canais salivares e qualquer acidente durante a cirurgia pode rendar até mesmo uma paralisação facial. A região onde estão localizadas as bolas de Bichat está próxima de duas das ramificações do nervo do trigêmeo. O nervo do trigêmeo é um nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pela face, enviando-as como mensagens ao cérebro. Caso danifique esse nervo, pode causar até uma paralisia facial.

Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia?

Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade. Mas, de qualquer forma, há sempre a preocupação em não exagerar na ressecção.

É importante ressaltar que após os anos, o rosto começa a sofrer uma perda de gordura. Por isso mesmo, pessoas que se submetem a essa cirurgia podem precisar de preenchimentos posteriormente, para recuperarem uma aparência mais jovial.



Qual é o valor de uma Bichectomia?

O procedimento já começa a se tornar popular no Brasil e vários especialistas estão se especializando nesse tipo de cirurgia. Nossa indicação é que vocês procurem esses profissionais. O que se tem visto, em muitos casos, são profissionais que conjugam alguns outros procedimentos à técnica. Converse com o seu cirurgião. O preço da cirurgia de bichectomia vai depender da clínica, do médico escolhido, do tipo de anestesia e também da região do país onde você irá ser operado. O preço normalmente varia de R$ 4.700 a R$ 7.000 e pode ser realizada em hospitais ou clínicas de dermatologia estética.
(Fonte: Dr. Mauricio Ferrufino Sequeiros)



0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.